segunda-feira, 27 de abril de 2015

APRESENTAÇÃO E INÍCIO!!!

Esse blog é sobre a experiência que minha família passou com determinados temas/momentos, não tem objetivo de ensinar, palpitar, polemizar ou quebrar paradigmas sobre nenhum assunto. Daremos sim algumas dicas que podem ser úteis e passaremos por momentos que talvez algumas pessoas também estejam passando e podemos nos ajudar!

O primeiro GRANDE momento que nós estamos vivendo é a construção da nossa casa! Então colocaremos aqui as etapas que passamos, fotos até a conclusão dessa obra.

 DICAS PARA QUEM QUER CONSTRUIR!!!

Primeiro passo: TERRENO
Local onde construir, escolha do lote ou condomínio. Essa é o passo mais importante e (para nós) difícil para iniciar o sonho da construção de uma casa que será seu lar. Deve-se levar em consideração o local e acesso, infraestrutura, inclinação do terreno, tamanho, isso tudo com o que você pode pagar.

Nosso lote!!!
Coisas que aprendi, devemos também que olhar a posição do terreno se está no nascente ou poente e se o terreno fica mais alto em relação à rua para evitar enchentes ou alagamentos, a porcentagem que pode ser construída do lote (tem na declaração de uso do solo retirada na prefeitura da cidade) para evitar surpresas e ver toda documentação do terreno junto à prefeitura.
Com Padrão de energia e água.
Modelos: minha filha Ester e primo Cezar


Nossa experiência: ficamos com muitas dúvidas entre dois lotes, um com vista linda, lugar tranquilo, na beira do lago e também o terreno maior, porém, ele não está dentro da cidade é um bairro planejado (lugar muito bom) e o que nós acabamos comprando, ele fica dentro da cidade, mais próximo ao trabalho e escolas/faculdades, porém o lote menor. Mas esse ganhou pela localização.

Segundo Passo: PROJETO

Essa é outra etapa muito importante, pois é aqui que você vai passar para o papel realmente seu sonho e confrontar com a realidade do seu terreno e seu recurso $$$$. Contrate um bom arquiteto/engenheiro fale para ele tudo que você gostaria que fosse sua casa e ele irá te ajudar a definir seu projeto e se responsabilizará por ele. Após definido o projeto aguardar a aprovação do mesmo junto à prefeitura da cidade e a liberação do alvará de construção.

Nossa experiência: Depois de fazer uma pesquisa sobre projetos fomos em busca de um arquiteto. Depois de passarmos por três “profissionais” e algumas chateações, conseguimos fechar com um que sentimos mais segurança em seu profissionalismo.  Estamos ainda nessa etapa!

Terceiro passo: Contratar uma empresa ou Pedreiro

Novamente fomos pesquisar sobre o assunto antes de nos decidir. Conversamos com várias pessoas da área tanto os que trabalham com empresas quanto com pedreiros.

Com a Empresa “construtora” você fica mais tranquilo com relação ao prazo de entrega da obra, compra de materiais, contratação de pedreiros e fiscalização da obra, porém, fica muito complicado eventuais mudanças com relação ao projeto e ao contrato anteriormente firmado e também ficando em média uns 30% mais caro a obra.

Com Pedreiro autônomo você tem a garantia que o material usado é de qualidade uma vez que foi você que comprou, a quantidade de material comprado será a correta, você terá mais facilidade em negociar pagamento e eventuais mudanças no projeto, porém, o prazo de entrega da obra raramente é cumprido, precisa de fiscalização diária, a compra de material fica por sua conta (o que eu amo) e a parte de documentação (alvará, registros) também é com você.

Em ambos os casos fazer um contrato minucioso, com tudo que for combinado, etapas e valores.

Nós optamos pelo Pedreiro autônomo! Tivemos indicação e Deus nos abençoe que dê tudo certo! AMÉM!!

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Minha família é o melhor lugar do mundo para viver e onde sempre eu quero estar!

Minha Família
Já moramos em Goiânia-GO, Brasília-DF e hoje estamos em Palmas-TO e por esses lugares que vivemos, temos parentes e amigos queridos e que amamos muito e com a vida distante e corrida não tem como estarmos sempre juntos como gostaríamos. 
Como vamos começar a construção de nossa casinha, inicialmente pensei em fazer um blog sobre essa construção para que nossos amigos possam acompanhar nossa felicidade e  também porque procurei inúmeros blogs sobre o assunto para me basear e que me ajudaram bastante. Porém, não queria que o blog acabasse junto com nossa construção e foi aí que resolvi que esse blog seria sobre o cotidiano de uma família simples e normal que vivem com muito amor!  

Deus fez o paraíso para ser o lar da primeira família para que eles se desfrutassem daquele lugar e então é assim que inicio esse blog com a construção da nossa casa, futuro lar e nosso paraíso na terra, sempre com a presença de Deus.

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1).