segunda-feira, 27 de abril de 2015

APRESENTAÇÃO E INÍCIO!!!

Esse blog é sobre a experiência que minha família passou com determinados temas/momentos, não tem objetivo de ensinar, palpitar, polemizar ou quebrar paradigmas sobre nenhum assunto. Daremos sim algumas dicas que podem ser úteis e passaremos por momentos que talvez algumas pessoas também estejam passando e podemos nos ajudar!

O primeiro GRANDE momento que nós estamos vivendo é a construção da nossa casa! Então colocaremos aqui as etapas que passamos, fotos até a conclusão dessa obra.

 DICAS PARA QUEM QUER CONSTRUIR!!!

Primeiro passo: TERRENO
Local onde construir, escolha do lote ou condomínio. Essa é o passo mais importante e (para nós) difícil para iniciar o sonho da construção de uma casa que será seu lar. Deve-se levar em consideração o local e acesso, infraestrutura, inclinação do terreno, tamanho, isso tudo com o que você pode pagar.

Nosso lote!!!
Coisas que aprendi, devemos também que olhar a posição do terreno se está no nascente ou poente e se o terreno fica mais alto em relação à rua para evitar enchentes ou alagamentos, a porcentagem que pode ser construída do lote (tem na declaração de uso do solo retirada na prefeitura da cidade) para evitar surpresas e ver toda documentação do terreno junto à prefeitura.
Com Padrão de energia e água.
Modelos: minha filha Ester e primo Cezar


Nossa experiência: ficamos com muitas dúvidas entre dois lotes, um com vista linda, lugar tranquilo, na beira do lago e também o terreno maior, porém, ele não está dentro da cidade é um bairro planejado (lugar muito bom) e o que nós acabamos comprando, ele fica dentro da cidade, mais próximo ao trabalho e escolas/faculdades, porém o lote menor. Mas esse ganhou pela localização.

Segundo Passo: PROJETO

Essa é outra etapa muito importante, pois é aqui que você vai passar para o papel realmente seu sonho e confrontar com a realidade do seu terreno e seu recurso $$$$. Contrate um bom arquiteto/engenheiro fale para ele tudo que você gostaria que fosse sua casa e ele irá te ajudar a definir seu projeto e se responsabilizará por ele. Após definido o projeto aguardar a aprovação do mesmo junto à prefeitura da cidade e a liberação do alvará de construção.

Nossa experiência: Depois de fazer uma pesquisa sobre projetos fomos em busca de um arquiteto. Depois de passarmos por três “profissionais” e algumas chateações, conseguimos fechar com um que sentimos mais segurança em seu profissionalismo.  Estamos ainda nessa etapa!

Terceiro passo: Contratar uma empresa ou Pedreiro

Novamente fomos pesquisar sobre o assunto antes de nos decidir. Conversamos com várias pessoas da área tanto os que trabalham com empresas quanto com pedreiros.

Com a Empresa “construtora” você fica mais tranquilo com relação ao prazo de entrega da obra, compra de materiais, contratação de pedreiros e fiscalização da obra, porém, fica muito complicado eventuais mudanças com relação ao projeto e ao contrato anteriormente firmado e também ficando em média uns 30% mais caro a obra.

Com Pedreiro autônomo você tem a garantia que o material usado é de qualidade uma vez que foi você que comprou, a quantidade de material comprado será a correta, você terá mais facilidade em negociar pagamento e eventuais mudanças no projeto, porém, o prazo de entrega da obra raramente é cumprido, precisa de fiscalização diária, a compra de material fica por sua conta (o que eu amo) e a parte de documentação (alvará, registros) também é com você.

Em ambos os casos fazer um contrato minucioso, com tudo que for combinado, etapas e valores.

Nós optamos pelo Pedreiro autônomo! Tivemos indicação e Deus nos abençoe que dê tudo certo! AMÉM!!

8 comentários:

  1. Amor breve eu e o Guga estaremos aí pra grudar nessa obra com vocês. Beijos te amamos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo a hora de vocês chegarem logo e nossa casa começar!!!! Estou crendo no Senhor que vai dar tudo certo. Amo vocês!!

      Excluir
  2. OLÁ DEBORA!
    OBRIGADA POR TUA VISITA! FICO FELIZ EM SABER QUE VC SERVE O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,TAMBÉM SOU CRISTÃ. POIS É ESTOU NESSA EM PREITADA DACONSTRUÇAO E O SENHOR VEM NOS ABENÇOANDO CADA DIA! TEM 10 DIAS QUE MUDAMOS, A CASA NÃO ESTÁ FINALIZADA. MAS SE DEUS PERMITIR CHEGAREMOS LÁ.
    QUE O SENHOR ABENÇOE VCS!!
    BEIJOS
    SELMA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Selma, Amém e obrigada por suas palavras e visitas afinal somos irmãos!
      Acompanho seu blog e sempre retorno para ver algo, também te agradeço por me visitar e apoiar nessa empreitada. Faremos da mesma forma que você assim que der já nos mudamos e finalizaremos dentro dela.
      Bjs e te aguardo novamente.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Uhuuuuul minha filha querida vou contar muito com você!
      Te amo!!!

      Excluir
  4. Oi Débora!!!

    Tb estou no comecinho da obra! Optamos por contratar pedreiro autonomo tb, alias é o irmão do meu marido rsrsrs. Tb pq saí bem mais barato, uma pq é cunhado aí deu um desconto, e outra pq acho que construtora sai bem mais caro!
    Mas eu me arrependo de só uma coisa, ter contratado parente!!! Pq eu não posso reclamar que meu marido acha ruim, lógico, é irmão dele né!!! E tb o pedreiro tem outro emprego, ele trabalha com viagens aí qdo tem viagem ele para a obra :/
    Essa semana que ele começou na segundo que já achei um milagre, pensei que ele fosse a semana inteira, aí chegou hj ele foi até hora do almoço, pq ele vai ter viagem, pode isso?????
    Mas tirando esse estresse, estamos indo, devagar quase parando, mas indo kkkk

    Vou acompanhar sua obra, se quiser de uma passadinha no meu blog.
    Beijos
    Karin

    http://nossataosonhadacasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Debora!
    Conhecendo seu blog hj! Estou no iniciozinho mesmo de realizar o sonhp da nossa família. Demos entrada com os papéis na prefeitura para a liberação do serviço de terraplanagem. Acho que início de obras só mesmo o ano que vem, pois está chegando final de ano, natal, festas aí já viu né? Não tenho um blog, tô criando coragem de iniciar um quem sabe...enquanto isso fico fuçando os de vcs, o que me ajuda e muuuuito!!!
    Beijos e boa sorte na empreitada!!!

    ResponderExcluir