segunda-feira, 2 de maio de 2016

Plantando uma HORTA!!!


Ola queridos hoje volto para falar de um projeto que eu e meu esposo a muito tempo estávamos querendo colocar em pratica, fazer uma pequena horta em casa. Como vocês já sabem minha casa não esta terminada e ainda falta muuuito. mas devagar e sempre não é mesmo?
Fui criada em uma casa cheia de plantas, minha mãe gostava muito de plantas, quando criança lembro muito das Samambaias, Comigo Ninguém pode etc., já na adolescência entram as frutiferas, nossa casa tinha de tudo (abacate, coco, acerola, pitanga, goiaba, caju, jabuticaba e uma amarelinha redondinha azeda que não me lembro o nome). Mesmo assim eu nunca tive jeito para plantas apesar de gostar muito e sentir muita falta de estar rodeada delas nenhuma foi para frente comigo.
Meu terreno é pequeno e foi construído nos limites permitidos pela prefeitura, o que sobrou pouco espaço, porém o espaço que sobrou esta coberto por seixo para não ficar na terra. Esses tempos conversando com meu esposo me veio uma vontade muito grande ter frutas para "apanhar" do pé, um jardim bonito para cuidar e alegrar os olhos e a alma e não abriríamos de mão de uma HORTA. Mesmo com pouco espaço para plantar quando eu imagino meu jardim/pomar/horta vejo tantas plantas e frutíferas sem faltar minha horta que nem sei onde vou colocar tanta coisa mas vou tentar adaptar meu sonho a minha pequena realidade!
Demos o pontapé inicial com a hortinha, amamos temperos e produzir nosso alimento, ensinar nossos filhos através de bons explementos não tem preço. Amo projetos que envolvam toda a família!
Apesar de ser uma hortinha simples e caseira sei que vai nos dar grandes alegrias, melhorando nossa qualidade de vida e saborosas refeiçoes e tudo isso feito no melhor lugar do mundo NOSSO LAR!!!

Segue algumas fotinhas!

Preparamos o solo e plantamos as sementes. Deixamos os pacotinhos como plaquinhas para não esquecermos onde cada uma foi plantada.


Essa das folhinha verdinha clara ja grandinha e outras murchinhas (que não sei se vão pra frente) são maracujás doce gigantes. e no fundo os menores de folhinhas mas verdinhas são pimentas, uma delícia essa pimentinha, peguamos na fazenda do sogro de um colega de trabalho.
Plantamos sementes de couve, alface, manjericão, tomates Carolina...

Beterrabas, Rúcula...


Coentro, tomates gigantes e cebolinha.


Aí está! Ainda quero plantar hortelã e alecrim, mas não achamos sementes. 
Quando os primeiros brotos aparecer eu volto para mostrar minha satisfação!

Aproveitando essa postagem queria compartilhar com vocês mais uma coisa. 
Alum tempo atras já uns dois meses estava com duas mudas de IPÊ aqui em casa e vimos a necessidade de fazer o transplante, pois as mudinhas já estavam grandes para o saquinho onde estavam, o problema era onde replantar, aqui em casa não dava para uma arvore que fica tão grande (mas hoje estou pensando em plantar a outra muda aqui na calçada mesmo, mas isso fica para um outro post) então aqui bem pertinho de casa tem uma rotatória (não sei como vocês chamam em sua cidade) lá já haviam algumas plantas nativas ainda pequenas em desenvolvimento, então achamos ideal, passamos por lá todos os dias e por ser perto de casa, daria para regá-la e quando ela crescer e florir poderemos apreciar sua beleza.

Foi uma festa, meus filhos escolheram o local que não atrapalharia a passagem nem a visão dos motoristas quando ela crescer. Pena que minha maquina não registrou muitas fotos. Mas assim que conseguir coloco mais fotinhas desse momento, só digo que foi uma delícia.




A SEMENTE DO AMOR BROTA, FLORESCE, FRUTIFICA E FORTALECE!

7 comentários:

  1. Hum que beleza.... Só pra atualizar com 2 dias de plantadas as sementes. a rúcula ja começou a brotar. isso enche o peito de felicidade. Beijos amor.
    Te amo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teremos logo logo folhinhas da nossa horta para nos alimentar o corpo e alegrar a alma!!

      Excluir
  2. Que delícia Débora, tb tenho muita vontade de ter essas delícias na minha casa , mas aqui tb temos quase nada de espaço, estou pensando em fazer uma hortinha nessas jardineiras de cimento que tem para vender em lojas de jardinagem, minha sogra tb falou que tem uma palmeira para me dar ,vou fazer de tudo pra conseguir um bom lugar para ela , amei o post. Bjus www.casacomafeto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lindsay, faça sim nas jardineiras também da muito certo e fica um charme. Eu também tenho uma palmeira Raphis ainda bem pequenina e ela é de vaso mesmo, está em um vaso pequeno logo terei que transplantar para um maior.
      Obrigada pela visita!
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi Débora, que sonho, ficou muito lindo! Tbm quero ter um espacinho, mas para temperos! Meu quintal não é muito grande e não tem terra.

    cafeeconversas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Débora!

    Lendo seu post pude viajar no túnel do tempo rsrs,lembrei quando era criança minha mãe tinha muitas Samambaias e uns quarenta vasinhos de violeta.
    E assim como o seu espaço ela também tinha um,com cebolinha,salsinha etc..

    Amei sua hortinha,principalmente o Maracujá,amo suco com de maracujá ainda mais poder colher do pé tudo de bom!
    Seus filhos são lindos,e com toda essa guarra que você tem pela vida imagino que eles são muito meigos e educado.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Débora.
    Também tenho uma hortinha em casa mas em vasos e na casa nova já fizemos uma floreira onde será nossa horta. É uma delícia comer do que plantamos!
    Bjs

    http://donossojeitinho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir